Sobre nós

A Associação Cultural Pintura Solidária – Vamos Colorir a Vida é uma organização não governamental, entidade jurídica de Direito privado e sem fins lucrativos.

A ação principal é a realização de oficinas de pintura nas instituições de Assistência Social de Sorocaba e região, de forma continuada e gratuita por meio de Oficinas Culturais, com a colaboração de voluntários. Por suas oficinas já passaram mais de 30 mil pessoas.

Os atendidos aprendem técnicas de pintura, por meio de uma metodologia que contribui para desenvolverem e expressarem a criatividade, a respeitar o próximo e a trabalhar em equipe, favorecendo o resgate da autoestima e o reconhecimento de potências e habilidades.

Cada oficina tem capacidade para atender até 20 assistidos de cada vez, podendo beneficiar até 80 assistidos/dia, com duas oficinas pela manhã e duas à tarde, com duração de até 2 (duas) horas.

Todo o material é fornecido de forma gratuita para as Instituições (pincéis, tintas atóxicas, painéis,placas de Eucatex e todo o material necessário. Além disso, todos os produtos artísticos das oficinas (quadros) ficam com os assistidos

Histórico

O projeto nasceu em 2003 impulsionado pelo desejo de sua fundadora, a empreendedora social Vera Lúcia Viudes Petrocchi, em dedicar parte de seu tempo em prol do serviço voluntário, que segundo suas próprias palavras “queria ajudar ao próximo sem dar cesta básica”. E foi assim que munida de telas, tintas e pincéis começou a fazer oficinas de pintura, para crianças que passavam por tratamento contra o câncer, colorindo e alegrando a vida dos pacientes, em dia de consulta.

Após um ano de experiência prática, ficou comprovada a eficiência na utilização da arte como forma terapêutica e a ação foi expandida para outras Organizações Sociais, disseminando o conceito da arte como elemento de promoção humana.

Em 2007, tem seu primeiro Estatuto registrado e se constitui formalmente. Entidade que leva e desenvolve suas atividades dentro de outras Organizações Sociais, colorindo a vida daqueles que mais precisam.

O objetivo é permitir que todas as pessoas tenham a oportunidade do contato com a pintura usufruindo assim dos benefícios que ela traz. Confiança, melhora na autoestima e autonomia são alguns deles.

Geração de recursos

Também, como forma de obtenção de receitas próprias, desenvolve projetos como:

– Escola Amiga da Pintura: que consiste em parcerias firmadas com escolas do município de Sorocaba e região. Nesta parceria, a escola contribui para o desenvolvimento das atividades sociais e culturais da Pintura Solidária, oferecendo oficinas de pintura a seus alunos, com custo mínimo.

– Empresa Amiga da Pintura: que consiste também em parceria firmada entre a empresa e a Pintura Solidária para a realização de oficinas de pintura dentro de suas plantas, proporcionando aos funcionários atividades de descontração e relaxamento, que permite melhora nas relações interpessoais dos funcionários, além do aspecto social de estar ajudando na manutenção da Associação, indiretamente contribuindo para colorir a vida de muitas pessoas.